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quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Brasil precisa de engenheiros. Um desafio e tanto

O Brasil precisa de engenheiros. Um desafio e tanto: formar estes profissionais.

O crescimento econômico divulgado pelos governantes e empresas diante dos desafios do petróleo no pré-sal, do crescimento imobiliário, e dos eventos mundiais - Copa do Mundo e Olimpíadas - fazem com que o Brasil sofra pela falta de profissionais de engenharia.

Uma pesquisa realizada pelo Instituo Mauá de Tecnologia confirma que os cursos de engenharia ocupavam a 3ª colocação em número de matriculados em 1996, e que em 2006 ocupava somente a 16ª colocação. A pesquisa afirma que a formação de novos engenheiros em 2011 foi de 35.000, e deveria ser de 65.000 para atender a demanda do mercado e o desenvolvimento do país. Um segundo estudo realizado pelo Ministério da Educação em dez/2011 afirma que o Brasil precisa triplicar o número de engenheiros graduados nos próximos 20 anos.

O profissional de engenharia é o responsável pelo desenvolvimento de tecnologias, com foco em novos processos e produtos, mantendo o mercado brasileiro tão competitivo quanto os demais mercados mundiais, oportunizando a melhora da qualidade de vida de toda uma população que almeja a sofisticação de produtos e serviços.

A formação deste profissional torna-se um desafio quando se observa a evasão (alunos que abandonam o curso). Conforme a Confederação Nacional das Indústrias CNI, a evasão é em média, maior que 50% nos cursos de engenharia, revela pesquisa de agosto/2010.

Diante do contexto desafiador, nós engenheiros e educadores, idealizamos promover o aprendizado de nossos acadêmicos de modo inovador, incentivando à procura pelo conhecimento, provendo a aplicação das teorias em estudos de casos reais e práticos. Trazer para sala de aula o incentivo e motivação ao aluno é um de nossos maiores desafios.

As estratégias de ensino utilizando-se de projetos específicos em cada área de atuação da engenharia fazem com os alunos despertem ainda mais seus interesses pelo curso escolhido, e os motivem em continuar a estudar, mesmo diante das dificuldades e desafios. Um exemplo do ensino por projetos pode ser visualizado no curso de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Tupy, onde alunos do curso desenvolvem um carro off road e participam da Competição Nacional BAJA SAE Brasil há 05 anos. Os resultados de 2012 inserem a equipe CISER IST BAJA SAE entre as 10 melhores do Brasil e primeira equipe BAJA do Sul do Brasil.

Prof Ewandro J de Souza
Engenheiro Mecânico
Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica
Instituto Superior Tupy
SOCIESC

Um comentário:

  1. postagem que vem de encontro com muitas das preocupações dos futuros engenheiros...
    muito bom

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